O Que os Mórmons Acreditam Sobre a Morte?

21.outubro 2010 por · 1 Comentário
Arquivado em: Pergunte para uma mulher mormon 

Publicado em Inglês em 12 de Abril , 2010 em mormonwomen

~por Michelle**

Este é um tópico delicado para mim hoje. Uma de minhas queridas amigas está morrendo. Cheguei na igreja para ouvir a notícia de que ela estava “perto do fim.” Eu não podia acreditar. Ainda não! Eu tinha estado com ela há apenas duas semanas atrás, e ela estava indo tão bem. Eu ainda queria ir para baixo do edredom macio que cobria sua cama, e ouvi-la dizer-me sobre sua vida (um ritual regular de ultimamente). Nós pensamos que ela ainda tivesse meses de vida , e não semanas.

Ontem, fui a casa dela. O sentimento não era sombrio, mas tranquilo. Eu caminhei calmamente para o lado da cama dela, a família teve a amabilidade de me deixar sentar na cadeira ao lado dela. Ela estava claramente consciente de que eu estava lá, e sabia quem eu era, mas ela poderia dizer muito pouco. O que ela poderia dizer era difícil de entender. Eu não conseguia segurar as lágrimas.

Eu só não queria que ela se fosse.

Mas eu me lembro das conversas que ela e eu tivemos mais de uma vez. Ela percebeu que se ela vivesse ou morresse, ela seria feliz. Ela queria desesperadamente viver tempo suficiente para ver sua nova neta (que nasceria em uma semana e meia). Ela queria ver o neto servir como missionário.

Mas ela também percebeu que, se ela morresse, ela veria seu marido e sua mãe de novo. Seu marido morreu há alguns anos, e sua mãe morreu quando ela tinha apenas 14 anos. Como eu não poderia ser feliz por uma reunião desta que está apenas para acontecer com ela?

Nós, como membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias acreditamos que a morte não é o fim da vida. Nós acreditamos que somos filhos espirituais de pais celestiais, com quem vivíamos antes no mundo pré-mortal (ou pré-existência). Acreditamos que esta vida tem um propósito – para nos dar experiência, que nos permite aprender e crescer, para que possamos ter famílias, permitir-nos oportunidades de fazer escolhas. A esperança de Deus, é claro, é a de que teremos de fazer escolhas para buscá-Lo e seguir a Seu Filho.

Enquanto o fim da vida de um ser amado traz tristeza e luto, nós declaramos que há vida após a morte! Em última análise, a morte é parte do plano de felicidade de Deus para nós. (Deixe-me interpor e dizer que nossas crenças sobre a morte não deve ser entendida como apoiar deliberadamente pondo fim a uma vida (a própria ou de outra pessoa) prematuramente. Veja mais sobre as crenças mórmons em relação ao suicídio.)

Após a morte, os espíritos daqueles que morreram passam, para outra esfera (o chamado Mundo Espiritual). Lá eles esperam até a ressurreição – a reunião do corpo e do espírito – para nunca mais morrer! Acreditamos que todos os que já viveram na Terra serão ressuscitados. Esta conquista sobre a morte é possível graças ao Salvador, Jesus Cristo e Sua ressurreição (recentemente celebrado com a Páscoa.)

Eu não posso lhe dizer o conforto que esse conhecimento me dá. Eu sei que minha amiga vai viver de novo! Eu sei, também, que depois que ela passar desta vida, esse mesmo espírito que deu a vida terrena  ao corpo dela vai viver. Ela vai continuar a amar e servir em um Mundo Espiritual. Acreditamos que aqueles que morreram não estão longe de nós. Embora eu não sei exatamente como isso tudo funciona, eu acredito que seja verdade. Creio que o minha amiga vai certamente ter um alegre reencontro com o seu amado marido e a mãe e outras pessoas que a amam.

Uma parte importante do entendimento da doutrina Mórmon sobre a morte é a compreensão da crença de que as famílias podem ser eternas. (Muitas vezes falamos de “famílias para sempre.”) Através de ordenanças realizadas nos templos sagrados por homens com a autoridade do sacerdócio de Deus, marido e mulher podem ser selados um ao outro. Esta união matrimonial não está vinculada apenas “até que a morte nos separe”, mas pode existir além da morte para a eternidade, subordinada as escolhas dos indivíduos fiéis e desejos. As crianças também podem ser seladas, aos seus pais. Desta forma, as famílias têm a possibilidade de ser ligadas eternamente através das gerações por meio dessas ordenanças sagradas.

Mas o conhecimento dessa doutrina não significa que não choramos. Enquanto eu me sentei ao lado de minha amiga, e chorei, primeiro sozinha e depois com os meus filhos, lembrei-me desta citação do Élder Russell M. Nelson, um dos atuais Doze Apóstolos da Igreja:

O luto é uma das maiores expressões de amor puro. É uma resposta natural em completo acordo com o mandamento divino: “Juntos vivereis em amor, de sorte que tu choras pela perda dos que morrerem.” (D & C 42:45).

Além disso, não podemos apreciar plenamente reuniões alegres depois, sem separações chorosas de agora. A única maneira de tirar a tristeza da morte é levar o amor da vida.

E assim, por agora, vou deixar as lágrimas escorrerem. Eu amo minha amiga e sinto falta dela terrivelmente. Mas em meio às lágrimas, eu seguro o conhecimento de que este não é o fim, e eu olho para a frente para uma época em que eu acredito que serei capaz de vê-la novamente.

Até então, minha cara amiga: Tudo de bom. Eu te amo. Obrigado pelo seu exemplo de fé, seu amor e sua amizade. Vou sentir saudades, mas me alegro em sua vida útil e em nas reuniões alegres que te esperam. Eu sou tão grata que Deus permitiu-me a bênção de conhecê-la. Descanse em paz, até nos encontrarmos novamente.

** Atenção: As respostas em “Pergunte a uma mulher mórmon”  refletem os pensamentos, perspectivas e experiências dos indivíduos. Embora aqui no Mulheres Mórmons, nós nos esforçamos para ter o nosso conteúdo de acordo com a doutrina da Igreja e os seus ensinamentos, não falamos oficialmente pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Para informações oficiais ou da Igreja, visite www.mormon.org ou www.lds.org.
___
Você tem uma pergunta que gostaria de enviar? Basta incluir um comentário abaixo, ou envie um e-mail no gmail com ‘mulher mormon’ o nome de usuário ou ‘mulheresmormon’.

1 Respostas à Pergunta ” O que os Mórmons acreditam sobre a Morte?

1. Heather L, em 12 de abril de 2010 às 06:57 Disse:

Muito obrigado por esta bela explicação das nossas crenças! Que seu coração seja confortado neste momento tenro!

About Guest Author

1 Comentário

  1. elizete disse:

    Gostei muito sobre o que disse, sou da igreja mas onde moro não tem. servir como missonaria e tudo mais, faz 13 anos que moro numa cidade que a igreja é quatro horas e naõ temos condiçoe de irmos. Hoje faz alguns meses que minha filhinha de dezenove anos foi chamada pelo senhor não é facil mas acredito nele e ele sabe o que faz. É UMA PENA NÃO TERMOS A IGREJA AQUI porque gostaria de trabalhar novamente e me ocupar por causa do sofrimento da saudade. Oro ao senhor o milagre aconteça aqui em minha cidade;
    Abraços

Deixe uma Resposta

 

Pesquisar

Adorar conosco

Escritura do dia

E o Senhor chamou seu povo Sião, porque eram unos de coração e vontade e viviam em retidão; e não havia pobres entre eles.

Moisés 7:18

Pergunte a um Mórmon

Tópicos recentes

Categorias